Estilos de Aprendizagem
- Angelo Bruno Oliveira
- 25 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jun. de 2024
Introdução:
Os estilos de aprendizagem são características individuais que influenciam a forma como cada pessoa absorve, processa e retém informações. Compreender esses estilos é essencial para criar estratégias de ensino mais eficazes.
Neste post, vamos explorar os modelos de aprendizagem de Kolb, Gregorc, Felder-Silverman, VARK e Dunn e Dunn, fornecendo uma visão geral de cada um deles.
Modelo de Aprendizagem de Kolb:
Desenvolvido por David Kolb, esse modelo propõe que existem quatro estilos de aprendizagem: assimilador, convergente, divergente e acomodador. Cada estilo é caracterizado por diferentes preferências de processamento de informações, como observação reflexiva, experimentação ativa, conceitualização abstrata e aplicação concreta.
Modelo de Aprendizagem de Gregorc:
Anthony Gregorc propôs um modelo que divide os estilos de aprendizagem em quatro categorias: concreto sequencial, concreto aleatório, abstrato sequencial e abstrato aleatório. Essas categorias se baseiam nas preferências de processamento de informações, como a preferência por fatos concretos ou conceitos abstratos, e a preferência por sequência lógica ou abordagem mais aleatória.
Modelo de Aprendizagem de Felder-Silverman/Soloman:
Richard Felder e Linda Silverman desenvolveram um modelo que identifica quatro dimensões de estilos de aprendizagem: ativo/reflexivo, sensorial/intuitivo, visual/verbal e sequencial/global. Essas dimensões descrevem as preferências dos alunos em relação à forma como eles preferem aprender, como por meio de atividades práticas, intuição, imagens visuais ou texto verbal, e abordagem sequencial ou holística. O Modelo foi base para o Índice de Estilos de Aprendizagem, desenvolvido posteriormente por Felder e Barbara A. Soloman.
Modelo de Aprendizagem VARK:
O modelo VARK, criado por Neil Fleming, identifica quatro estilos de aprendizagem: visual, auditivo, leitura/escrita e cinestésico. Esses estilos se baseiam nas preferências dos alunos em relação aos sentidos que eles preferem usar para aprender, como ver imagens, ouvir informações, ler textos ou realizar atividades práticas.
Modelo de Aprendizagem de Dunn e Dunn:
O modelo de Dunn e Dunn identifica cinco dimensões de estilos de aprendizagem: ambiental, emocional, sociológica, fisiológica e psicológica. Essas dimensões consideram fatores como preferências de ambiente de aprendizagem, ritmo de aprendizagem, preferências sociais, necessidades físicas e motivação.
Conclusão:
Os estilos de aprendizagem são uma parte importante do processo educacional, pois cada aluno tem preferências e características únicas. Os modelos de aprendizagem de Kolb, Gregorc, Felder-Silverman, VARK e Dunn e Dunn fornecem diferentes abordagens para entender e categorizar esses estilos. Ao considerar esses modelos, os educadores podem adaptar suas estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e significativa.
Comments